Quatro times começam próximo Campeonato Sul-Mato-Grossense com os mesmos técnicos de 2024
Leocir Dall'Astra comandou o Operário no título de 2024 e seguirá no clube na próxima temporada (Foto: Divulgação/Operário FC)
Nesta virada de ano, os dez clubes que vão disputar o Campeonato Sul-Mato-Grossense estão com a programação praticamente definida para a próxima temporada, inclusive com os respectivos treinadores contratados. Entre os times que disputam a competição que começa dias 18 e 19 de janeiro, quatro optaram por repetir os técnicos de 2024. Subindo da Série B, o Águia Negra fez o mesmo.
O campeão Operário, que trabalha na pré-temporada desde o início de dezembro, segue com Leocir Dall’Astra, que chegou ao clube ainda na Série D do Brasileiro 2023 e comandou o time na conquista deste ano. A Portuguesa mantém Glauber Caldas, campeão da Série B Estadual em 2023 e semifinalista da Série A em 2024.
No Aquidauanense, Mauro Marino é o técnico mais uma temporada. Entre idas e vindas, Marino tem ligação com o clube desde 2008. Neste período, foi vice-campeão em 2011 e depois passou por Costa Rica, Comercial, Operário e Sete de Setembro. Retornou em 2018, quando o Azulão da Princesa disputou a Série B, subindo com o título. De volta à primeira divisão, foi vice em 2019 e 2020, sendo superado pelo Águia Negra nas duas oportunidades.
O Ivinhema aposta mais uma vez em Douglas Ricardo. Ex-atleta profissional e residente no município, Douglas comandou outros clubes na carreira, como Corumbaense, Ubiratan e, mais recentemente, foi campeão da Série B pelo Naviraiense, mas depois do título retornou ao Azulão do Vale. O Águia Negra, que retorna à Série A com o vice-campeonato da segunda divisão, optou por manter Oliveira no comando técnico.
Novidades
Os demais cinco clubes na competição vão ter treinadores novos, já anunciados pelas respectivas redes sociais. Vice-campeão em 2024, o Dourados AC busca um treinador que já levantou a taça do Campeonato Estadual. Ito Roque foi campeão pelo Costa Rica em 2012 e agora retorna ao futebol sul-mato-grossense, onde já trabalha na pré-temporada desde o início do mês. Por falar no CREC, o clube trouxe Odil Soares para o Campeonato Estadual. Pelo Mixto-MT, em 2024, disputou a Copa Mato Grosso, o Campeonato Mato-Grossense e também a Série D do Campeonato Brasileiro.
O Coxim anunciou, ainda no fim de novembro, o técnico argentino Cláudio Racino. Formado em Educação Física, o profissional tem no currículo a disputa da Europa League da UEFA, Premier League de Gibraltar e possui a Licença UEFA PRO. Já o Corumbaense foi o último a fazer o anúncio, na véspera de Natal, e confirmou a contratação de Charles de Almeida que atuou em diversos clubes do Espírito Santo e interior do Rio de Janeiro.
Para finalizar, o campeão da Série B Naviraiense não conseguiu segurar Douglas Ricardo, que voltou ao Ivinhema, e buscou o técnico Fernando Lopes. O técnico, de 46 anos, comandou o Operário Caarapoense no Campeonato Estadual Sub-20 deste ano, conquistando o título e levando o clube, pela primeira vez, para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Ele seguiu no clube na Série B Estadual, mas saiu antes do fim da primeira fase.
O Campeonato Sul-Mato-Grossense começa no dia 18 de janeiro, sábado, com Aquidauanense x Ivinhema e Operário x Águia Negra. No domingo, dia 19, jogam Naviraiense x Corumbaense, Portuguesa x DAC e Costa Rica x Coxim.