Operário e DAC conhecem possíveis adversários na Copa do Brasil 2025
Operário e DAC, finalistas do Estadual deste ano, representam o Estado na Copa do Brasil (Foto: Marcelo Berton/@berton_shots_jpn)
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, na última sexta-feira (13), a atualização do seu Ranking Nacional de Clubes (RNC). Assim, ficam definidos também os oito potes para o sorteio de confrontos na primeira fase da Copa do Brasil 2025. Finalistas do Campeonato Sul-Mato-Grossense, Operário e DAC são os representantes do Estado na competição.
Os times sul-mato-grossenses, por estarem em posições inferiores no RNC, jogam como mandantes, mas com a obrigação de vitória para avançar para segunda fase. Aos visitantes, basta o empate para se classificar. O sorteio dos confrontos deve acontecer em janeiro.
O Operário aparece na 114ª posição no RNC e, no sorteio, está no Pote F. Os possíveis adversários do Galo na primeira fase estão no Pote B onde está o Operário Ferroviário-PR, adversário nos últimos dois anos, com uma classificação para cada lado. Entre os demais nove integrantes, estão três clubes na Série A do Campeonato Brasileiro: Vitória-BA, Ceará-CE e Sport-PE. Da Série B estão Coritiba-PR, Criciúma-SC, Vila Nova-GO e da Série C tem Ponte Preta-SP, Brusque-SC e Sampaio Corrêa-MA.
Ainda sem posição no Ranking de Clubes da CBF, o Dourados AC está no Pote H e tem como adversários clubes do Pote D, onde está o Athletic Club-MG, que subiu para a Série B do Campeonato Brasileiro. Os demais estão na disputa das Séries C e D. Nesta lista estão América-RN, Manaus- AM, São José-RS, Aparecidense-GO, Altos-PI, Retrô-PE, Caxias-RS, Nova Iguaçu-RJ e Portuguesa-RJ.
Ao todo, 80 clubes participam da Copa do Brasil desde a primeira fase, que é definida em jogo único, assim como a segunda. Na terceira fase, entram os times pré-classificados que estão na Copa Libertadores (Botafogo, Palmeiras, Fortaleza, Internacional, Flamengo, São paulo, Corinthians e Bahia); Paysandu (campeão da Copa Verde); CRB (classificado com o vice-campeonato da Copa do Nordeste); Santos (campeão da Série B do Brasileiro); e Cruzeiro (9º colocado no Brasileiro).