Operário enfrenta catarinenses e DAC joga contra gaúchos na Copa do Brasil

Operário foi o primeiro sul-mato-grossense sorteado e desta vez não joga contra o xará de Ponta Grossa (Reprodução: CBF TV/YouTube)
Os adversários dos times de Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil estão definidos. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou, nesta sexta-feira (7), o sorteio dos confrontos da primeira fase da competição, que começa com 80 clubes, entre eles Operário e Dourados AC, finalistas do Campeonato Estadual em 2024. A entidade deve divulgar a tabela básica nos próximos dias, com jogos nos dias 19 e 26 de fevereiro.
Conforme previsto no regulamento da Copa do Brasil, Galo e DAC jogam como mandantes na primeira fase. A partir deste ano, o time visitante não tem mais a vantagem do empate na disputa. O vencedor se classifica e, em caso de igualdade nos 90 minutos, a definição de quem avança acontece na disputa de pênaltis.
O primeiro sul-mato-grossense a aparecer no sorteio foi o Operário. Depois de enfrentar o Operário de Ponta Grossa-PR nas duas últimas participações, com uma classificação e uma eliminação, o Galo terá como adversário o Criciúma-SC. O clube catarinense disputou a Série A do Campeonato Brasileiro no ano passado, mas terminou na zona de rebaixamento. Quem se classificar encara, como visitante na segunda fase, o vencedor de Grêmio Sampaio-RR e Remo-PA.
O DAC foi o último clube a ser escolhido no pote H. Em sua primeira participação na Copa do Brasil, os douradenses enfrentam o Caxias-RS, time da Série C do Campeonato Brasileiro, terminando na 15ª posição em 2024. O classificado joga a segunda fase como mandante e terá como adversário o classificado entre Águia de Marabá-PA e Fluminense.

A Copa do Brasil é disputada por 92 clubes e começa nesta primeira fase com 80, formando 40 confrontos. Os 12 previamente classificados entram na disputa da competição na terceira fase. Botafogo, Flamengo, Palmeiras, Fortaleza, Internacional, São Paulo, Corinthians e Bahia conquistaram a vaga pela participação na Libertadores de 2025. O CRB-AL está na Copa do Brasil por ter sido vice da Copa do Nordeste, vencida pelo Fortaleza. O Goiás-GO, por ter ganho a Copa Verde e o Santos como campeão do Brasileirão Série B. Já o Cruzeiro se garantiu pela classificação no Brasileirão Série A de 2024.