Pular para o conteúdo principal

”Maestro dos Gramados”, Tachinha faleceu neste domingo em Campo Grande

/ Geral
Rogério Vidmantas
Ex-jogador tinha 81 anos e foi uma das referências do futebol campo-grandense na década de 70
Tachinha

Tachinha, sentado, com antigos companheiros do futebol de Campo Grande (Foto: Redes Sociais)

O futebol sul-mato-grossense perdeu um dos seus jogadores históricos. Valmir da Costa Flores, conhecido como Tachinha, faleceu neste domingo (15), em Campo Grande, aos 81 anos. O velório e sepultamento acontecem no Cemitério Parque das Primaveras, na Capital.

Chamado de “maestro dos gramados” pela elegância que jogava, Tachinha marcou época defendendo o EC Comercial na década de 70, quando o futebol ainda era amador. Com ele, o Colorado tinha meio-campo formado por Jadir, Galeno e Delvi. Depois ainda defendeu o Operário e outros clubes. Empresário, seguiu no esporte através do seu empreendimento Tachinhas Esportes, com equipes de futsal, com diversos títulos em competições da modalidade, tendo no elenco atletas como Lázaro, Bida, Flávio, entre muitos outros.

Presidente interino da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Estevão Petrallás lamentou o falecimento do ex-jogador. “A gente perde uma referência da grande época do futebol amador forte de Campo Grande, com os estádio Belmar Fidalgo, Elias Gadia. Tachinha foi um jogador de nível que foi cogitado para jogar fora do estado de Mato Grosso na época, um clássico camisa 10. Nós lamentamos muito seu falecimento, que foi um ídolo do futebol para todos nós”, lamentou.

Equipe histórica do Comercial, com Tachinha, segundo agachado com boneco do mascote (Foto: Divulgação)

Segundo o site Esporte MS, uma das últimas aparições públicas de Tachinha aconteceu na noite de inauguração do Memorial do Belmar Fidalgo, onde ele reinou com o futebol clássico e elegante dentro de campo. Na oportunidade, Tachinha já demonstrava estar debilitado, e andava com ajuda de cadeira de rodas. Mesmo assim, segundo registro em redes sociais, é possível ver a quantidade de ex-jogadores e dirigentes que estiveram com eles nos últimos momentos.

A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul lamenta o falecimento de Tachinha e se solidariza com amigos e familiares.

COMPARTILHAR