Pular para o conteúdo principal

União ABC aposta na base para retorno à elite do Campeonato Sul-Mato-Grossense

/ Geral
Rogério Vidmantas

Tricolor Campo-Grandense mescla a base do time pentacampeão estadual Sub-20 com jogadores experientes


Time multicampeão Sub-20 do ABC é a base para disputa da Série B (Foto: @eduardofotoms)

Neste domingo (22), às 10h, no Estádio Jacques da Luz, o CE União ABC estreia na Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense contra o Náutico FC em partida válida pela segunda rodada da competição. Com o elenco recheado de jovens promessas e outros nomes já conhecidos do futebol de MS, o Tricolor Campo-Grandense busca retornar a Série A, um ano após o rebaixamento em 2022.

Multicampeão Estadual Sub-20, o União ABC é um clube referência nas categorias de base de Mato Grosso do Sul. Através de um trabalho sério e consolidado a agremiação vem se destacando em revelar novos talentos e gerar oportunidades para garotos que desejam seguir uma carreira como atletas profissionais. 

É por meio dos “pratas da casa” que o ABC busca se reerguer após ter sido rebaixado na última temporada. O presidente do clube, Fábio Manso, revela quais são as mais novas promessas que compõem o plantel. “Nós montamos um elenco que é a base do Sub-20 que é pentacampeão seguido. Então nós temos uma base muito boa. Destaques para o goleiro Marcos, o Léo Chrispim (zagueiro) que jogou a Série A pela SERC esse ano, ele e o Formiga, volante e capitão. E eu trouxe duas crias nossas de Xerém que foram um dos primeiros meninos nossos que saíram para fora. Ficaram seis anos no Fluminense e agora estão buscando espaço no profissional, o Paulinho, atacante de lado e o Riquelme, meia, ambos com 21 anos”, afirma o dirigente ao site Sem Retranca.

Outros jogadores que chegam para dar suporte para a base e merecem ser mencionados são o zagueiro Rafael Salles, ex-Novo FC e que estava atuando pelo Jacobina-BA e o experiente meia Rodrigo Ost, ex-Comercial.

Preparação para Copa São Paulo


Goleiro Breno Mohamed retorna ao União ABC (Foto: Arquivo Pessoal)

Para evitar repetir os erros de 2022, o técnico Toninho acredita que os reforços farão com que o time “dê liga” e tente beliscar uma vaga na elite. Após folgar na rodada de abertura, o treinador falou sobre a expectativa para a estreia no confronto do qual denominou ser um “derby local”. “A expectativa é a melhor possível, a gente vem trabalhando forte com foco nessa estreia. Recebemos os reforços de cinco atletas profissionais para auxiliar os meninos do Sub-20 com o intuito de prepará-los para a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2024. A ideia é fazer uma boa participação na Série B, comer pelas beiradas e se deixarem, sonhar com a vaga do acesso”, afirma Toninho.

Vale lembrar que a Série B é o chamado torneio de “tiro-curto” na primeira fase, disputado no formato todos contra todos em turno único, onde os quatro primeiros colocados avançam para as semifinais. Pensando nisso, o treinador Toninho ressalta o período de preparação do grupo de atletas para a disputa da competição. “Após o término do Estadual Sub-20, nós demos 18 dias de folga para os meninos, retornamos e a partir daí, fomos atrás de alguns reforços pontuais que a gente precisava. Trouxemos o Breno Mohamed que é cria nossa, o Everton Kanela e o Gil Guerreiro. E foram seis semanas, três dedicadas a pré-temporada para voltar a parte física e as últimas três estamos intensificando a parte técnica, tática para fazer uma boa estreia e eles conseguirem se entrosar”, disse o técnico, lamentando apenas não ter consigo fazer nenhum amistoso.

Revelado no União ABC, o goleiro Breno Mohamed é considerado um dos líderes do time e destaca o força do grupo. “Estamos com uma gurizada do sub-20 que vai para Copinha. Vamos para o jogo domingo com uma expectativa boa, a gente sabe que estreia é difícil, tem aquele friozinho na barriga que é normal. Mas o time é qualificado e a gente tem condições sim de conquistar o acesso e vamos trabalhar forte para isso”, finaliza Breno.

A Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense é organizada pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), com apoio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

Lucas Mendonça - Site Sem Retranca

COMPARTILHAR