Reunião do Conselho Arbitral para definir Estadual 2025 acontece nesta quarta-feira
Arbitral deve ratificar sugestão de mudança no formato da competição para o ano que vem (Foto: Rodrigo Moreira/FFMS)
A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) reúne, nesta quarta-feira (13), os clubes que vão disputar o Campeonato Sul-Mato-Grossense 2025 para o Conselho Arbitral. O encontro acontece na sede da entidade, em Campo Grande, às 14h. Na pauta, apresentação de laudos e contratos para utilização de estádios e detalhes da competição que começa em janeiro.
Na lista de convocados estão os oito clubes que seguem na Série A, formada por Operário FC, atual campeão, Dourados AC, AA Portuguesa, Corumbaense FC, Ivinhema FC, Costa Rica EC, Aquidauanense FC e Coxim AC. Completam o grupo os os dois clubes oriundos da Série B Estadual, que foi concluída no último domingo (10): CE Naviraiense e EC Águia Negra.
De acordo com calendário divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta terça-feira (12), o período para disputa dos campeonatos regionais foi antecipado, começando no dia 12 de janeiro e com decisão prevista para 26 de março, com 16 datas.
O Campeonato Estadual deve ter um novo formato no próximo ano. Em reunião técnica-administrativa realizada no fim de agosto, clubes e Federação decidiram por mudanças que agora precisam ser ratificadas no Arbitral. Se mantidas, a competição vai permitir que todos os times se enfrentem na primeira fase, em turno único. Segundo a proposta construída em consenso, após as nove rodadas, os dois primeiros colocados se classificam direto para a fase semifinal e os dois últimos são rebaixados para segunda divisão.
Os classificados entre a terceira e a sexta posição, disputam a fase de quartas de final, sendo o terceiro colocado contra o sexto e o quarto contra o quinto colocado. Em jogos de ida e volta, com mando da segunda partida para o time de melhor campanha. O mesmo acontece na semifinal e na decisão. O planejamento prevê a partida de volta da decisão no dia 13 de abril. A competição terá um total de 55 jogos.
Assim como nas temporadas anteriores, os finalistas devem garantir vaga na Copa do Brasil do ano seguinte. O campeão disputa ainda a Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa Verde.