Francisco Cezário participa do lançamento do Programa de Desenvolvimento CBF Transforma
Encontro reuniu os dirigentes das 27 federações estaduais na sede da CBF, no Rio de Janeiro
O presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Francisco Cezário, participou, nesta terça-feira (28), do lançamento do Programa de Desenvolvimento CBF Transforma. O evento, na sede da Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro, reuniu representantes das federações filiadas com Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
O Programa de Desenvolvimento CBF Transforma nasce com o objetivo de transformar o futebol nacional e potencializar o seu impacto social por meio de investimentos em projetos estratégicos de desenvolvimento, em estreita parceria com as federações e clubes. O CBF Transforma segue os exemplos dos programas Fifa Forward e Conmebol Evolução.
Desenhado para promover o crescimento sustentável, a modernização e a profissionalização do jogo, em todas as suas dimensões, o programa chega para atender às necessidades específicas de cada região do país e possibilitar a descentralização de investimentos e a execução de projetos de fomento da modalidade.
"Há pouco mais de um ano, em meu discurso de posse como presidente eleito da CBF, afirmei que trabalharíamos juntos para fortalecer o futebol brasileiro, dando início a um novo tempo marcado pela inovação e pela mudança", lembrou o presidente da CBF. "Pois bem! Concretizando estes compromissos, tenho a honra e a satisfação de anunciar o lançamento do CBF Transforma, o Programa de Desenvolvimento do Futebol Brasileiro, que chega para possibilitar investimentos em projetos estratégicos em todo o território brasileiro, em estreita parceria com as Federações filiadas e em benefício de todo o ecossistema do futebol", anunciou Ednaldo Rodrigues.
Parceiras
As Federações estaduais serão as principais parceiras da CBF na execução do programa, que vai investir R$ 200 milhões ao longo dos próximos três anos, em seu primeiro ciclo. Parte deste valor foi obtido a partir da venda das duas aeronaves da CBF, negociadas pela atual gestão.
“A gestão do presidente Ednaldo Rodrigues tem dado especial atenção às federações e no fomento do futebol nas categorias de base, seja no masculino ou no feminino. Esse novo programa vai nos ajudar a conseguir, também no Mato Grosso do Sul, um desenvolvimento mais consistente de nossos atletas”, explica Francisco Cezário.
Futebol Feminino
Uma das bases do Programa de Desenvolvimento CBF Transforma é o investimento inédito na base do futebol feminino. Ao longo das próximas três temporadas, serão investidos mais de R$ 5,5 milhões na criação de 54 novos “Torneios Femininos de Base”. O objetivo inicial é financiar pelo menos duas competições por Estado.
"Esse programa trabalha com a massificação e a inclusão. O desenvolvimento do futebol feminino é uma das metas da minha gestão e faremos de tudo para colocar cada vez mais meninas jogando futebol. ", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.