Pular para o conteúdo principal
/ Geral
Ida Garcia
Federação reafirma seu apoio e incentivo à arbitragem e projeta uma a temporada 2025 promissora

Mais de 60 profissionais participaram de atividades para a temporada da série A

A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) encerrou neste sábado (21/12) a temporada 2024 com a final do Estadual Sub-17. No entanto, para os árbitros sul-mato-grossenses, o dia marcou o início da preparação para 2025. Mais de 60 profissionais participaram de testes físicos e teóricos no Parque Ayrton Senna, em Campo Grande, iniciando as atividades voltadas ao Campeonato Estadual Série A, que começa em 19 de janeiro.

Conforme Paulo César Pereira de Freitas, presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (CEAF-MS), o evento contou com total apoio da FFMS, liderada pelo presidente interino Estevão Petrallás. “Hoje realizamos o teste físico para habilitar árbitros e assistentes ao Estadual Série A 2025. O teste foi composto por provas de velocidade e o FIFA Test, além de prova teórica sobre regras de futebol”, explicou Freitas.

Aqueles que foram habilitados estão convocados para a pré-temporada, que ocorrerá entre os dias 15 e 19 de janeiro. O treinamento contará com instruções técnicas, teóricas e práticas, ministradas por profissionais regionais e por um instrutor da CBF. Para os que não obtiveram êxito, haverá um reteste em 15 de janeiro, durante a pré-temporada.

O árbitro da CBF, Augusto Ortega, destacou a importância desse pontapé inicial. “A expectativa é gigantesca. Somos a primeira equipe a nos preparar para 2025. Nosso objetivo é estar aptos para cumprir nosso papel com integridade dentro das regras do futebol quando os jogos começarem.”

O presidente interino da FFMS, Estevão Petrallás, reforçou o compromisso da entidade com a arbitragem. “A arbitragem é uma peça essencial no futebol. Por isso, o apoio da Federação é integral, garantindo toda a estrutura necessária para que os árbitros entrem em campo bem preparados. A excelência na arbitragem reflete diretamente na qualidade do campeonato e na segurança dos jogos.”

O apoio da FFMS foi formalizado no Ofício 19/2024, da Comissão de Arbitragem, que solicitou ambulância equipada, material técnico, coletes numerados e som para o FIFA Test, reforçando o comprometimento com o aprimoramento técnico e físico dos árbitros.

Com isso, a Federação encerra 2024 reafirmando seu papel de apoio e incentivo à arbitragem, enquanto projeta uma temporada 2025 promissora.

COMPARTILHAR