Federação segue orientação da CBF e abre estaduais Sub-15 e Sub-17 para equipes mistas
Federação incentiva participação de meninas nas competições de base (Foto: Divulgação/FES)
Em agosto a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) inicia mais duas competições nas categorias de base. O Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-15 começa no dia 3 e o Sub-17 no dia 17, ambos com clubes de todo o Estado e participação de, aproximadamente, 1.200 atletas. Assim como aconteceu no Sub-13, as equipes poderão ser mistas, com a participação de garotas nos times.
Na categoria Sub-15, 21 clubes confirmaram presença e foram divididos em grupos regionalizados. Em 2023, a taça foi levantada pelo Náutico, de Campo Grande. No Estadual Sub-17 são 24 clubes na disputa, também divididos em grupos regionalizados. No ano passado, o título foi conquistado pelo Costa Rica, que representou o Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil Sub-17.
Depois de concluir a categoria Sub-13, o presidente em exercício, Estevão Petrallás, espera a repetição do sucesso nessas competições. “O sucesso do Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-13 e a grande festa da final em Corumbá nos enchem de entusiasmo e expectativas positivas para as próximas competições do nosso calendário, como o Sub-15 e Sub-17, com uma quantidade considerável de atletas envolvidos. Em menos de dois meses de trabalho, estamos com o Estadual Sub-20 nas fases e outras competições em planejamento, como a Série B e o Estadual Feminino”, disse.
Meninos e Meninas
No Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-13, a FFMS teve a primeira competição com equipes mistas, seguindo regulamentação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), editada e assinada no dia 8 de março de 2023, que institui o futebol misto no âmbito do futebol amador e de base. Isto significa que as atletas poderão fazer parte de equipes masculinas e que equipes exclusivamente femininas poderão participar de competições masculinas, a critério de cada entidade organizadora. Nesta competição, o Grêmio Santo Antônio teve a atacante Ana Vitória constantemente escalada em seus jogos, assim como o Novo FC, com Izabel Machado.
Segundo Petrallás, o objetivo dessa decisão da Federação na formatação das equipes é incentivar a prática do futebol feminino e ajudar na formação de novas atletas, já que não há competições para mulheres nestas faixas etárias.
“Estamos seguindo a orientação da CBF, com a inclusão de equipes mistas, para promover a igualdade de gênero no futebol de base e incentivar as meninas a praticarem o futebol. Esperamos ver um espírito esportivo elevado, competições equilibradas, emocionantes e que sejam repletas de aprendizado e respeito”, completou o dirigente.
Presidente em exercício da Federação, Estevão Petrallás (Foto: Ida Garcia/FFMS)