Federação reúne clubes e entidades para discutir novas normas para estádios
Ministério dos Esportes publicou portaria que estabelece requisitos mínimos obrigatórios para estádio receber torcedores
Os estádios que recebem partidas do futebol profissional estão sob nova legislação. Portaria publicada pelo Ministério dos Esportes estabelece requisitos mínimos obrigatórios de condições sanitárias e segurança nos estádios brasileiros. Os parâmetros devem constar nos laudos técnicos utilizados para que as arenas recebam competições esportivas.
A portaria foi assinada pela ex-ministra Ana Mozer (voleibol) e estabelece norma sobre as obrigações dos participantes e organizadores do futebol profissional quanto a apresentação de laudos técnicos nos estádios de futebol. “Os estádios para eventos esportivos no Brasil estavam com a portaria dos laudos técnicos desatualizada. Em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Federação Paulista foi feito um grande trabalho de atualização e hoje, temos segurança jurídica para realização de eventos esportivos", destacou José Luiz Ferrarezi, secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT).
Mato Grosso do Sul
Com as novas regras em vigor, os times do Estado precisam se adequar para disputar seus jogos com a presença de torcedor. Após um período de compreensão das novas normas, a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) irá promover um encontro com os presidentes de clubes para melhor orientá-los no início de novembro. A ideia é juntar representantes do Ministério Público estadual (MPMS), responsável por avaliar a regularidade dos estádios e as entidades que emitem os laudos, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Gestores municipais onde se localizam os estádios também serão convidados.
Segundo o vice-presidente e coordenador de competições da Federação, Marcos Tavares, o objetivo é apresentar as novas diretrizes dos laudos e os prazos para que as equipes se ajustem até a realização do Conselho Arbitral do Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2024.
“Nós sempre estamos ligados nas questões legais. Ocorre que nessas mudanças as informações não são imediatas. Levamos um tempo para estudá-las e verificar o que poderia ser ajustado em nossos estádios e, principalmente, adequar nosso calendário para a Série A 2024 que se avizinha. Vamos nos reunir, discutir e apresentar soluções rápidas aos nossos dirigentes” afirma.
De acordo com a nova portaria, os estádios são divididos em três categorias. Os de grande porte, com capacidade mínima de 10 mil torcedores, casos dos estádios Morenão, em Campo Grande, e Douradão, em Dourados. Estádios de médio porte com capacidade entre 3 mil e 10 mil torcedores, casos do Arthur Marinho, em Corumbá, e Jacques da Luz, em Campo Grande. Todos os demais são considerados de pequeno porte, com capacidade máxima de 3 mil torcedores.