Pular para o conteúdo principal

Federação realiza curso de gerente de segurança em estádios

/ Campeonatos
Rogério Vidmantas
Cada clube pode indicar até duas pessoas para participar da formação
Segurança

Clubes podem indicar até duas pessoas para a realização do curso (Foto: Divulgação)

A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) já trabalha na organização do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2025 e tem realizado uma série de ações junto aos clubes. A Diretoria de Competições da entidade realiza, entre os dias 15 e 19 de outubro, curso de formação para gerentes de segurança em estádios de futebol. O último curso dessa natureza aconteceu em 2018.

A capacitação é direcionada para representantes dos clubes que disputam as Séries A e B e cada um poderá indicar duas pessoas. "Apesar da revogação do Estatuto do Torcedor, temos muitas coisas positivas que ele deixou e esse será nosso ritual para atender o torcedor da melhor forma possível", afirma Marco Tavares, vice-presidente e diretor de competições, além de ser um estudioso no desenvolvimento dessas ações nos últimos anos.

No programa do curso, noções de organização desportiva, primeiros socorros, preparação e execução de rotas de fuga em sinistros, organização de perímetros de segurança, revista pessoal com e sem equipamentos, apoio entre forças de segurança e legislação pertinentes. Entre os dias 15 e 18, as aulas são online.

No dia 19, na aula presencial, orientações de procedimento para um bom cenário de segurança com a Polícia Militar; rotas de fuga e primeiros socorros com o Corpo de Bombeiros; legislação e organização para um jogo de futebol e aulas práticas no Estádio Jacques da Luz.

Na última quarta-feira (11), a Federação reuniu dirigentes para orientação sobre os laudos obrigatórios e prazos e, pela primeira vez, convidou representantes da PM e dos Bombeiros para dialogar com os clubes. "Penso que avançamos muito nas melhorias ao torcedor, mas ainda precisamos avançar nas questões dos prazos de entrega dos laudos e a Federação está trabalhando para isso”, completa Tavares.

COMPARTILHAR