Estevão Petrallás e o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, na Assembleia da entidade no Rio de Janeiro (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou, nesta sexta-feira (8), Assembleia Geral Extraordinária Administrativa. Todos os 27 presidentes de Federações participaram do encontro, na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Presidente interino da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Estevão Petrallás foi um dos convidados e participou da sua primeira reunião com os demais dirigentes estaduais.
No encontro, os 27 presidentes de Federações aprovaram por unanimidade a reforma do estatuto da entidade, dando autonomia para que cada entidade regional tenha o seu próprio. As principais novidades foram a criação de três comitês, a inclusão do estatuto das SAFs, além da reforma da Comissão de Ética, que irá acompanhar a regulamentação das casas de apostas.
"A intenção foi adequar o estatuto da CBF às mudanças ocorridas nos últimos anos, com a edição da Lei Geral do Esporte, e a necessidade de adequá-lo também aos estatutos da Fifa e da Conmebol. Essa mudança é fruto de um trabalho que começou em novembro do ano passado e temos agora um estatuto mais moderno e sintonizado com as entidades principais do futebol mundial", disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Petrallás afirmou que foi um orgulho representar o futebol de Mato Grosso do Sul nesse encontro. Segundo ele, a alteração no estatuto da CBF não afeta a FFMS. “Ficou muito claro a autonomia das Federações, para que possa cada uma promover o seu Estatuto, como nós já havíamos antecipado, o Estatuto da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul já existe com ajustes mais recentes e, necessariamente, nós não temos que mexer no nosso Estatuto recém aprovado”.
Fórum
O presidente interino da Federação retorna na noite desta sexta-feira à Campo Grande e participa, no fim de semana, do Fórum de Gestão Esportiva, promovido pela entidade, com o lançamento da Academia FFMS. “O momento é de somatória e isso fica comprovado hoje [sexta-feira] na reunião que nós participamos representando o futebol do Mato Grosso do Sul na CBF”.
No evento, gestores de clubes como o Maringá-PR e Anápolis-GO, que subiram para a Série C, e do Novorizontino-SP, que pode, nesta rodada, garantir acesso inédito à Série A do Campeonato Brasileiro, farão palestras aos participantes. “Estamos buscando exemplos para que nós, do Mato Grosso do Sul, possamos nos espelhar em clubes e personalidades que estão tendo sucesso em seus respectivos projetos”, completou Estevão Petrallás.