Pular para o conteúdo principal

Conselho Arbitral define detalhes do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2024

/ Geral
Rogério Vidmantas

Competição começa em janeiro e está completa com os acessos de Portuguesa, Corumbaense e Náutico


Presidente Francisco Cezário e o vice, Marco Tavares, comandaram o encontro (Foto: Rudson Barbosa/FFMS)

Os clubes que vão disputar a Série do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2024 se reuniram, nesta terça-feira (5) para o Conselho Arbitral da competição. O encontro, convocado pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), aconteceu em Campo Grande, no Hotel Internacional.

A reunião foi comandada pelo presidente da Federação, Francisco Cezário, e pelo vice-presidente e coordenador de competições da entidade, Marco Tavares. Marcaram presença os presidentes do Costa Rica EC, Operário FC, Aquidauanense FC, Ivinhema FC, Novo FC, Dourados AC e dos times que subiram da Série B este ano: Corumbaense FC, AA Portuguesa e Náutico FC, estes dois últimos pela primeira vez na primeira divisão. Apenas o Coxim AC não enviou representantes. Os dirigentes do clube justificaram a ausência, alegando problemas na viagem para a Capital.

Francisco Cezário acredita em uma competição com grandes jogos no próximo ano. “Vamos ter o retorno do Corumbaense e os acessos da Portuguesa e do Náutico, dois clubes que vão disputar a Série A pela primeira vez. Temos expectativa de um grande campeonato no próximo ano, como foi em 2023, com o diferencial de que, obedecendo a nova Lei do Futebol, os clubes se adiantarem para ter os respectivos estádios aptos para receber o torcedor em seus jogos e podem buscar mais apoio de empresas privadas”, afirma o dirigente.

Mesmo Formato

O encontro entre a Federação e os clubes discutiu detalhes do regulamento para o Campeonato Estadual e até a participação da TVE na transmissão de jogos para todo o Estado. Marco Tavares ainda tirou dúvidas em relação à nova Lei Geral do Esporte.


Encontro com dirigentes aconteceu no Hotel Internacional, na Capital (Foto: Rudson Barbosa/FFMS)

A competição tem o mesmo formato da edição 2023, com os dez clubes divididos em dois grupos na primeira fase, com jogos ida e volta todos contra todos dentro das chaves. Os quatro melhores de cada lado avançam para quartas de final e os lanternas são rebaixados para Série B

As fases de quartas de final, semifinal e a decisão são disputadas em confrontos eliminatórias em ida e volta. O campeão garante vaga na Copa do Brasil, Copa Verde e Série D do Campeonato Brasileiro. O vice tem vaga na Copa do Brasil.

Na divisão dos grupos, o A é formado por Operário, Portuguesa, Náutico, Coxim e o campeão Costa Rica. No B estão Aquidauanense, Corumbaense, Novo, Ivinhema e DAC.

COMPARTILHAR