Campeonato Sul-Mato-Grossense começa com vitórias de Operário e Costa Rica
Operário venceu o Águia Negra na estreia pela defesa do título do ano passado (Foto: Franz Mendes)
Começou neste fim de semana a 47ª edição do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Dez clubes abriram a disputa para saber quem levanta a taça que, atualmente, é do Operário, o maior vencedor da competição. Cinco jogos aconteceram pela primeira rodada, três deles sem vencedor. Apenas o atual campeão e o Costa Rica acumularam três pontos na conta.
O Campeonato Estadual começou no sábado (18) em Aquidauana, com quatro gols e o primeiro empate. Empurrado pela torcida, o Aquidauanense recebeu o Ivinhema e chegou a abrir 2 a 0, com gols de Lyncon e Fernandinho. Nos acréscimos do primeiro tempo, Thiaguinho, cobrando pênalti, descontou. Na etapa final, Eliezer saiu do banco de reservas para fazer 2 a 2 e fechar o placar.
Em Campo Grande, no Estádio Jacques da Luz, foram dois jogos. À tarde, o Operário enfrentou o Águia Negra, que retornou à Série A após duas temporadas na segundona. O Galo se impôs no primeiro tempo e fez 2 a 0, gols de Mauri e Matheus Bidick, e depois controlou, sem sustos, a vantagem até o fim.
No jogo noturno, a Portuguesa/FC Pantanal, semifinalista ano passado, enfrentou o Dourados AC, vice-campeão. O DAC saiu na frente com Bahia, de cabeça, mas, antes do intervalo, em um vacilo da defesa douradense, o experiente Jean (ex-Fluminense e Palmeiras), recebeu na entrada da área e igualou o placar em 1 a 1. No segundo tempo, os goleiros Zuba, do Pantanal, e Felipe, do Dourados, trataram de manter o placar sem mudanças.
No domingo (19), mais dois jogos. No Estádio Virotão, Naviraiense e Corumbaense, apesar do jogo movimentado, não saíram do 0 a 0. Cumprindo punição de dois jogos longe de casa, o Costa Rica recebeu o Coxim em Aquidauana, no Estádio Noroeste, e venceu por 1 a 0. O gol foi marcado no segundo tempo, pelo atacante Matheus Ferreira cobrando pênalti.
Classificação
A primeira fase do Campeonato Estadual é disputada em turno único, todos contra todos. Os dois melhores após nove rodadas avançam direto para semifinal, entre o terceiro e o sexto disputam para completar os quatro melhores. Os dois piores são rebaixados.
Após essa primeira rodada, Operário e Costa Rica lideram com três pontos. Aquidauanense, Ivinhema, Portuguesa/FC Pantanal, DAC, Naviraiense e Corumbaense estão com um ponto. Coxim e Águia Negra não pontuaram.
A segunda rodada começa na quarta-feira (22). Às 15h, jogam Corumbaense e Costa Rica no Estádio Noroeste e Ivinhema contra Portuguesa/FC Pantanal no Estádio Virotão. No Estádio Ninho da Águia, em Rio Brilhante, às 19h30, o Águia Negra recebe o Naviraiense. Na quinta (23), às 9h, no Estádio Jacques da Luz, jogam Coxim e Aquidauanense. A partida entre DAC e Operário foi adiada para o dia 29, já que nesta quarta o Galo enfrenta o Luverdense-MT pela Copa Verde.